quinta-feira, fevereiro 26, 2009

A inveja moderada

Recentemente fui convidado a moderar determinada comunidade orkutiana. O trabalho de equipe é algo muito difícil. Até 1980 a maioria dos acidentes aéreos acontecia justamente por erros humanos, ainda é o erro humano o factor preponderante nos acidentes aéreos, mas hoje em dia diminuíram sensivelmente.
A falha humana num trabalho de equipe acontece justamente por falta de entrosamento, a sinergia do grupo não está completa, o Comandante toma decisões sem consultar sua equipe, ou sua equipe é covarde suficiente para aceitar decisões erradas.
O que teria de comum "trabalho de equipe", moderar uma comunidade, e lidar com pessoas no cotidiano de nossas vidas?
Imaginemos os grupos:
Uma comunidade de milhares de pessoas;
Uma cabine de um avião com três tripulantes entre centenas deles;
O dia dia de trabalho numa cidade de milhões de pessoas.
Agora, que temos os grupos propomos a figuração que duas ou mais pessoas não se toleram, mas são obrigadas a ficar juntas, um tenta mutilar as ações de outro.
Não importa em qual grupo voce se concentre, todos estão fadados a incidentes graves de intolerância.
Poderemos desculpar essa intolerância dizendo:
Não pedi para ser comandante, conquistei meu lugar;
Não pedi para ser chefe, quem mandou voce não ser capaz;
Olha quem foi colocado na moderação, na chefia, ou no comando;
Tolerar é a arte da sinergia.

Muitas vezes voce entra no banco e apesar de haver setas pintadas no chão indicando a posição da fila, a fila nunca está correta.
Se o primeiro da fila estiver caindo num buraco todos vão junto, e ai de você se tentar consertar a maldita fila, vão intolerar voce.
A sinergia de grupo é muito importante no dia a dia, sendo assim, cumprir as regras de cada grupo é fundamental para a sinerga do grupo.
Quantas vidas humanas, vinganças, birras e tribalismos absurdos poupamos tolerando as regras.
No Brasil falta sinergia da cabeça ao rabo, nossos governantes comem caviar e cagam merda, nos comemos a merda e cagamos merda, mas ficamos arrotando caviar.
bom dia

Nenhum comentário: